Este blog é dedicado aos meu amigos e a pessoas que tenham curiosidade de saber como é trabalhar em um cruzeiro.
Postarei aqui todas as minhas descobertas, desde a contratação, treinamentos, dificuldades e claro, diversão a bordo! Espero que curtam!


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MARINHEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM



Oi, bem deixa eu me apresentar!!!

Meu nome é Flávio Maeda, tenho 28 anos (set-2011), e resolvi mudar de profissão drasticamente.

Até ontem eu era um Diretor de Arte. Pois é, nada a ver com o assunto que vamos começar a falar.

Formado em Comunicação Social, comecei a trabalhar com TV na área de pós-produção e videografia.

Um certo dia, fui chamado pelo meu amigo Rica para ajudá-lo a cobrir um cruzeiro pela Band, pensei: Oba, férias de graça! BORA!!!

E assim o fiz.
















Fomos cobrir o cruzeiro de 4 dias, começamos a entrevistar a tripulação, e o assunto começou a me interessar. Conversei muito com a Jaque, assessora de imprensa e com a própria tripulação, desde a TIAZINHA DA LIMPEZA até o CAPITÃO.



















Acho que nente momento fui picado pelo "bichinho" e me contaminei por esse mundo!!! Decidi que queria trabalhar como recreador adulto (cruise staff).




Fiquei com a pulga atrás da orelha, porém continuei trabalhando com o meu velho "AFTER EFFECTS" e "ILLUSTRATOR" pelos próximos meses…

Um dia (mês passado) me emburrei com o trânsito de SP e com o meu trabalho, estava no meio de um sob super chato com muitas alterações ridículas de clientes,  estava naqueles dias, resolvi postar no Face que iria mudar de profissão, isso me acarretou algumas dezenas de comentários, hehehehe…

Naquele mesmo dia me veio a mente o cruzeiro que havia feito no início do ano, e digitem no google, despretensiosamente, trabalhar em cruzeiro. Apareceram muitos sites a respeito, blogs, fóruns, e dois e-mails. Um do recrutador da Royal Caribbean (dsantos@rccl.com) e outro da agência Starting (http://starting.com.br/), encaminhei meu currículo para os dois.

Depois de mais ou menos 2 dias obtive resposta com datas para entrevista. A primeira com a agência e uma semana depois com a Royal Caribbean.

Fui todo "internado" (de terno) para a entrevista na agência, como sou designer bolei um currículo, no mínimo bonito de se ver, rsrssrs, e não é que deu certo!?!

Na agência eles nos deram uma palestra contando um pouco mais sobre como é ser tripulante, e em seguida, uma entrevista individual.

PASSEI!!! 


Fui indicado para algumas empresas porém só após fazer um curso chamado "Welcome On Board". 


Sinceramente, achei que fosse apenas uma forma de a agência ganhar dinheiro, já que o curso é cobrado e ministrado por ela [agência]. Mas estava completamente errado! Eu, como MARINHEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM, não sabia quase nada a respeito sobre ser tripulante, e eles me tiraram todas as dúvidas que eu tinha a respeito. Pelo menos pra mim valeu muito a pena!!!

No final do curso conversei com  o Adriano, um dos moderadores do "Welcome On Board", sobre a entrevista que estava agendada para o dia seguinte na Royal. Pensei que ele fosse me dizer para esquecer desta entrevista, e que ele fosse me encaminhar pela agência, mas foi exatamente ao contrário, me deu várias dicas e disse para eu ir sossegado para a entrevista...

2 comentários:

  1. Parabens pelo seu blog e pela sua historia de vida. Vc vai longe, desejo muita sorte, muita luz em sua caminhada!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida professora do prezinho, olha q é para poucos manter contato com pessoas q foram tão importantes como vc nas nossas vidas... Que honra!!!
    Muito obrigado, cada passo que eu acerto ou ERRO, heheheh, em minha vida, vc sabe q tem uma parcela de culpa, né????

    obrigado pelo meu alicerce!

    beijos Flávio

    ResponderExcluir

Valeu!