Este blog é dedicado aos meu amigos e a pessoas que tenham curiosidade de saber como é trabalhar em um cruzeiro.
Postarei aqui todas as minhas descobertas, desde a contratação, treinamentos, dificuldades e claro, diversão a bordo! Espero que curtam!


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ENTREVISTA NA ROYAL CARIBBEAN

Chegou o dia da entrevista na Royal Caribbean, eles me exigiram:


- Formulários de aplicação preenchidos e devidamente assinados;
- CV em inglês detalhado e atualizado - (com data de entrada e saída em cada contrato profissional);
- 2 fotos 3x4;
- 2 cartas de referência;
 
- 1 Cópia Certificado de STCW  (não obrigatório) 
- Avaliação de cias anteriores (ex – tripulantes)
- 1 Cópia de passaporte;
 
- 1 cópia do RG (não aceitaremos cópia da CNH); 
- 1 cópia de Certificado de Conclusao de Ensino Superior (candidatos a Youth Staff e Sports Staff) 



Minha maior dúvida quando comecei a buscar trabalhos na área de cruzeiros, foi o tal do curso STCW...


O que é isso?! É obrigatório? Quando devo fazer?


-O STCW é um curso de Padronização de Treinamento e Certificação do Pessoal que Trabalha no Mar, basicamente um curso de salva-vidas em alto-mar.
-Sim, para nós brasileiros o curso é obrigatório para empresas que atuam em costa brasileira. Agora se você for embarcar na "Conxixina", não será necessário (caso raro).
-Devemos fazer o curso assim que formos aprovados pela empresa recrutadora, ou seja, NÃO teremos problemas se não tivermos o curso na hora da entrevista. 


Cheguei na Royal pensando que fosse ter uma multidão, mas só tinha eu e mais 5 na recepção de um prédio "todo chique" na Av. Paulista.


Comecei a conversar com algumas pessoas e vi que eles tinham já experiência no ramo...
Pensei: FUDEU! JÁ ERA!
Chegou a hora de subir para a entrevista, fomos todos juntos! 


Ao chegar, fomos apresentados ao Douglas, recrutador brasileiro... O cara para quem eu havia mandado o e-mail.
Ele é um cara bem calmo e gente boa, entregamos os documentos e assistimos a uma palestra sobre o que é ser um tripulante, o que eles esperam dos futuros funcionários, como é trabalhar no navio e todas as exigências da Royal.


Depois, eles nos apresentou a Sandra, ela seria a responsável por nós se fôssemos aceitos na empresa. Ela já era mais objetiva e rápida para passar as informações.


Após a conversa com a Sandra, começaram as entrevistas individuais por ordem de chegada. Como eu sou o ser mais sortudo do Brasil, apesar de ter sido o 3 a chegar, atrás de mim haviam algumas garotas, que foram passadas a minha frente (dentre elas a Larissa, hehehehe) e algumas pessoas que eram de fora de SP. 
Fui o último a ser entrevistado.


A entrevista foi bem descontraída com muitas perguntas e desafios dados pelo Douglas, no meu caso a maior parte em inglês.


Como a vaga que eu almejava era de Cruise Staff, o inglês era obrigatório... Sinceramente, enganei bem o rapaz, hehehehehe


O único problema que eu enfrentei na entrevista foi o fato de nunca ter trabalhado na área de hotel, recreação ou navio!
Ele me dizia: - como posso te contratar se você nunca trabalhou na área? Como posso saber que você vai dar conta do recado?
Eu: - sou ator, falar em público nunca foi um problema pra mim!
Ele: - mas ator ensaia, ensaia, ensaia... E só quando tem certeza se apresenta!
Eu: - também improvisamos!
Ele: - mas eu não sei se você é bom nisso!
Eu: - eu faço agora...


Ele me deu uma caneta para servir de microfone, e eu comecei a fazer meu "showzinho" de animador de baile, hehehehehe...


O resultado me pareceu satisfatório!


Disse que para ser staff na Royal ainda precisaria ser aprovado por mais outra entrevista, SIM OUTRA!!! Com a responsável pelo setor lá em Miami... Hehehehe,  como alegria de pobre dura pouco, quando pensei que fosse viajar, ele me disse que era via Skype!!!
Lógico, só eu em transe no meio de uma entrevista de emprego, pensaria que fosse me deslocar até a terra do Tio Sam para fazer entrevista!!!


Me agradeceu, e disse que mandaria um e-mail de resposta até o final de semana, saí de lá um pouco apreensivo...


Na tarde do dia seguinte veio pra mim um e-mail com a frase:
Parabéns por ter sido aprovado na primeira etapa do processo seletivo para trabalho a bordo dos navios da Royal Caribbean, para o cargo de Cruise Staff. 



Agora o bicho ia pegar, minha última entrevista com a Amy de Miami foi marcada para o final da semana... Tentei dar uma pesquisada como eram as entrevistas via Skype com a Royal, "Entrevista Ami Royal", "Fudeu, entrevista Miami"... Enfim, "dei um google" em tudo que poderia existir a respeito sobre o assunto, não achei nada...


Fiquei bem preocupado, pois não sabia o que vinha pela frente, chegou o dia da minha entrevista e eu de terno em frente ao meu computador no meu quarto esperando o momento exato!!! 
Exigi que minha família saísse na hora da entrevista para que eu não ficasse acanhado, kkkkkkk...
e fiquei olhando para a tela do computador por cerca de meia hora!!! A cabeça quase que estourava de tantas possibilidades que poderia ter aquela entrevista...
Quando, do nada, toca o meu Skype, ihhhhh era ela!


Atendi, e imediatamente abri a minha câmera, o que eu não esperava, era que ela não fosse aparecer pra mim... Meu, isso te constrange demais! Vc não sabe com quem está falando, se ela tá coçando a bunda, enfim... Dei início a entrevista.


Ao todo durou cerca de 20 min, ela me fez quase as mesmas perguntas que o Douglas havia me feito e pediu para eu demonstrar algum tipo de apresentação...
Não deu outra, peguei o controle da minha televisão e usei de microfone, comecei mais uma vez um novo "showzinho", dessa vez um animador de baile, hehehehehe...
Falei por cerca de 2 min. até que fosse interrompido por ela com algumas risadas e agradecimentos.


Ela então finalizou a entrevista dizendo que assim que possível me mandaria uma resposta sobre o processo seletivo.


1 hora depois chegou o e-mail...


"Welcome to Royal Caribbean Family!!! Date: August 23h, 2011
Dear FLAVIO,
Congratulations! ..." 


Enfim, entre começar a procurar emprego e ser recrutado durou cerca de 2 semanas...


Fiquei muito feliz! Claro!!!


Tá muito longo isso, deixa eu resumir... 


No dia seguinte a Sandra me contatou perguntando se eu poderia ir pra Roma no dia 12 de out. e eu lógico que disse que sim.


Neste momento, fiquei sabendo que no dia 14 de out. eu embarcaria no "Mariner of the Seas"...



Essa será minha nova casa pelos próximos 6 meses!


Agora teria que correr contra o tempo com o STCW, exames médicos, visto americano e com a greve dos correios que ainda está a todo vapor!!! 
E custear tudo isso!!! 

9 comentários:

  1. To adorando Fla...E adoro saber que estava com vc qdorecebeu o e-mail dizendo que vc estava dentro!!!Boa sorte, e não deixe de contar TUDO por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Não tinha pessoa melhor para eu ter ao meu lado naquele momento, Dani, valeu por ter vibrado comigo (mesmo q com um bico enorme) cada instante!!! te amo

    ResponderExcluir
  3. hahahahaha...Não tinha visto esse comentário.Ah vibrei pela sua conquista, mas o bico era por ficar longe de vc =(...TE AMO.

    ResponderExcluir
  4. Oi Flávio, tudo bom?
    Farei a entrevista dia 13/06. Meu inglês não é fluente, mas eu tenho experiência na área. Vou me aplicar pra Youth Staff.
    O que mais perguntam? Como perguntam? Oq vc respondeu? Estou com receio pq meu inglês não é fluente e preciso dar uma enganada da entrevista tbm. Eu entendo tudo oq me falam e oq leio, mas eu não tenho mt manha na hora de falar, entende? Oq poderia me falar pra me ajudar?
    Abraços. E cm foi no navio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline, a entrevista é bem fácil, eu passei, então qualquer um passa, hehehehehe, me desculpe pela demora, é que no navio eu não acesso muito a internet, mas agora que eu estou de férias vou atualizar mais esse negócio... hehehehe
      Talvez vc até já esteja no navio, mas vai lá!
      A Royal exige o inglês fluente para trabalhar na área de staff, porém eles sabem e entendem que o inglês não é a sua primeira língua... O que já é muito bom
      Aqui no Brasil você faz entrevista com o Douglas, pelo menos na época que eu apliquei, e todos que estavam a bordo falaram com ele.
      Por ele ser brasileiro, é bem fácil de entender o inglês dele, se você entende bem, já é o suficiente para formular resposta, o que eu fiz, como eu tb não falava lá essas coisas, foi fazer perguntas pra mim mesmo, e respondê-las, assim foi beeeeeem fácil na hora da entrevista.

      Eles buscam também pessoas simpáticas, o que o Douglas me disse é que eu teria que ser mais simpático e mostrar mais alegre na hora de falar com a Amy, que seria a última entrevista para entrar na Royal.
      A gente que é Staff precisa passar por mais uma aprovação nos EUA (MIAMI), essa entrevista, feita pelo Skype era a que mais me assustava, mas foi a coisa mais simples que eu fiz, ela falava super de vagar, e era quase as mesmas perguntas que o Douglas fez, então as respostas estavam na ponta da língua...

      Eu estou no meu terceiro contrato, passei pelo Mariner of the Seas (Europa e Caribe), Legend of the Seas (Ásia) - sensacional, e agora será a partir de agosto o Oasis of the Seas.

      Espero ter ajudado...
      Qualquer coisa me add no Facebook que eu te respondo o que estiver ao meu alcance...
      Eu estou adorando, não me arrependo de nada, é SENSACIONAL!!!

      beijos e boa sorte!

      JAPA

      Excluir
  5. eh pessoal chegou a minha vez, estou igual a jacqueline, porem estou aplicando pra cleaner, qro mto embarcar...estou super tensa, a minha entrevista vai ser amanha, no porto de santos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, boa sorte! Espero que voce passe e curta muito viajar pelo mundo, hoje faço sign on no Coyager of the Seas aqui na Coréia, estou no hotel aguardando dar a hora para descer! Muuuuuito bom

      Excluir
  6. Muito bom seu relato... me empolguei... minha dúvida é quanto ao stcw ainda, pois tinha lido que a Royal Caribbean não exigia, no entanto você diz que teve que fazer... é preciso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O STCW é obrigatório para qualquer tripulante de nacionalidade brasileira, uma lei brasileira. Se não tiver, você não embarca em nenhum navio. Qualquer que seja a CIA.
      Eles te mandam de volta para o Brasil sem ao menos entrar no navio

      Excluir

Valeu!