Este blog é dedicado aos meu amigos e a pessoas que tenham curiosidade de saber como é trabalhar em um cruzeiro.
Postarei aqui todas as minhas descobertas, desde a contratação, treinamentos, dificuldades e claro, diversão a bordo! Espero que curtam!


quinta-feira, 7 de abril de 2016

SER UM YOUTH STAFF NA ROYAL CARIBBEAN


 
Olá pessoal, hoje falarei de um assunto um pouco diferente, porém englobarei um assunto geral, aplicação, apesar de já ter falado sobre o assunto no blog, isso foi há 5 anos, então provavelmente algumas coisas possam ter mudado, por isso, bora falar novamente.

O assunto principal veio de um seguidor do meu blog chamado Rudolph, ele me chegou com umas 200 perguntas porque estava aplicando para a posição, eu fiz respondi o que pude e com um trabalho de pesquisa que ele lançou no “Crew Life” resolvi colocar tudo em um post... :) Valeu galera do “Crew Life”

Bem primeiramente, vamos falar o que é ser um Youth Staff (monitor infantil), são aqueles anjos que amam criança e tenham paciência de cuidar dos filhos dos outros... (perceberam que eu não curto crianças, né?)

Mas não basta apenas amar crianças para aplicar para a posição, assim como Sports Staff (monitor esportivo) você precisa ter um curso universitário para a posição. Qualquer um na área da educação, já para esporte na área esportiva. É a primeira coisa que eles vão checar, para nursery, você precisa ter um curso para cuidar de bebê, este curso é dado a quem se interessa pela posição em Miami, a companhia paga o curso, passagem e estadia, normalmente agendado enquanto você está embarcado, basta se informar com o seu gerente, Adventure Ocean Manager.

Para aplicar, existe um site da Royal

http://www.royalcareersatsea.com/



Parte triste:

[Aqui você pode aplicar para qualquer posição a bordo, muitas infelizmente o encaminharão para as agências, ou a agência, que toma conta de um milhão de pessoa e você passa a ser apenas um número. Eu apliquei direto, mas meu contato saiu da empresa, então não tenho mais o e-mail. :(

As agências ganham para colocar você na empresa, muitas vezes te oferecem um curso desnecessário, tipo agência de modelo, para te enganar, e tomar o seu dinheiro, infelizmente isso é Brasil... Por isso, verifique se o curso que você está fazendo é necessário mesmo ou apenas um engana trouxa.

Na Royal você precisa fazer, se for brasileiro, o STCW. Eles vão te dar o curso novamente a bordo e de graça, mas é uma lei da marinha brasileira que cada tripulante brasileiro tenha que fazer este curso em terras brasileiras, aí se vão uns 1000 reais...]

Voltando... Aplicar para Youth Staff, DJ, Cruise Staff ou Sport Staff talvez não seja tão rápido quanto aplicar para posições de crew como bar, restaurante ou limpeza. A resposta é simples, número de vagas por setores.


Nós (Staff) ganhamos salários fixos, diferentemente do Bar, Restautante e Housekeeping que recebe por gorjeta e tem um mínimo BEM BAIXO. Eles normalmente têm um salário mais alto que o nosso (mas dependendo do itinerário, eles se dão bem mal) por isso precisam sempre pagar as passagens de volta para o navio . Staff paga apenas a primeira passagem aérea de ida, e para o resto da sua vida no navio, eles bancarão todas as outras passagens. (Se você desistir, eles não perdem dinheiro com você) Você pode comprá-la com recursos próprios, ou a empresa compra e você tem que pagá-la a bordo, num período estimado por cada navio, direto ao Financial Controller.
Na hora da entrevista seja profissional, bem vestido, camisa social e gravata não é exagerar, barba bem feita, e maquiagem leve para as mulheres, você está em busca de um emprego, e mostrar que você teve ao menos o trabalho de preparar o ambiente e sua aparência é o mínimo para mostrar seriedade, eu digo ambiente, porque a entrevista é feita por Skype, então mova móveis, mande a família sair para tomar um café na casa da vó, e que o local esteja bem iluminado e silencioso. Basicamente não cague! RS Ah, você não verá o rosto da pessoa, somente ela poderá ver você, isso foi o maior choque que tive na entrevista... Mas, eles foram muito legais, pacientes, para posições específicas bem técnicos (restaurante, bar, dj), sabem que você está nervoso, mas não demonstre nervosismo. Hehehehe

Internet estável é bom e eles gostam... Ou seja, vivo 2MB pega mal, rs

A data e horário da entrevista é agendada por e-mail, eu estava pronto há mais de meia hora antes, como eles agendam com alguns candidatos ao mesmo tempo, pode ser que aconteça antes ou depois do horário agendado, pra mim foram os 15 minutos mais demorados da minha vida.

Entrevista é 100% em inglês, para posições em que você vá ter contato direto com o passageiro Guest Service, Cruise Staff, Sports Staff ou Youth Staff, inglês fluente indispensável, para outras, é bom sobreviver, o inglês na Royal é a primeira língua e obrigatória, o que você tiver de extra, é melhor, eu falo japonês e espanhol, isso me dá direito de fazer todos os itinerários que a Royal abrange (Já fiz todos em 5 anos) aliás, menos o itinerário brasileiro.

Curiosidades: para 2017 a Royal não terá temporada brasileira, por vários motivos que eu não vou discutir aqui e perder o foco.Isso não quer dizer que você não tenha chance de entrar, a Royal não faz Índia nem Filipinas como itinerário fixo, mas é a maior nacionalidade abordo. Você apenas não terá que ficar num navio cheio de brasileiros. Acho que é bom...

Se você for reprovado, você terá duas opções, aplicar para outra posição, ou se preparar melhor e aplicar novamente, se a agência te reprovar, aplique direto na empresa, não se deixe abalar… :)

Uma das perguntas de Rudolph foi a de quanto tempo demoraria do cadastro ate a primeira entrevista, segundo a Nathalia Marques do Crew Life a resposta foi "Atualmente demora em média 10 -15 dias para a cia mandar o convite da entrevista preliminar qdo o processo é feito direto pelo site no caso ⚓️” a minha demorou uma semana, e me deram um mês para a minha contratação, tempo de fazer exames médicos e STCW.

Youth Staff tem um contrato menor que os outros, 5 meses, sendo que no primeiro você tem uma primeira avaliação aos 30 dias e outra aos 90 para ser um empregado contratado pela Royal, se você fizer merda nesse período, ou não demonstrar interesse, você poderá ser enviado para casa, lembre-se que você está aprendendo e a trabalho, quando você entender o ambiente aí você relaxa.

Nós, Youth Staff, Cruise Staff, Sport Staff e DJ, possuimos 2 stripes, o que te dá direito a algumas regalias, como ir ao Spa, Bares, Restaurantes, piscinas, Spa, ou seja Guest Area. Isso é prático.

Na Royal a diferença entre crew e staff é quase nenhuma em área de crew, poucos navios ainda continuam com o formato antigo de Crew Mess e Staff Mess (discriminação desnecessária), porém nos navios mais novos ou menores, não existe nenhuma diferença, somos todos família.  :)

Cabines, normalmente e dividida em 2 pessoas, nunca ouvi falar em mais pessoas dividindo a mesma cabine na Royal, algumas pessoas podem ter uma cabine single shares, são cabines individuais, porém menores, só existem em navios novos da classe Oasis e Quantum, eu mostro a minha cabine num post anterior sobre Vida de Cruise Staff.

Todos nós tripulantes temos 100% de cobertura sobre saúde, medicamentos e tratamentos todos dados abordo, sendo que oftalmo, óculos e lentes ficam por conta do tripulante assim como odontologia. Se, por má sorte, sofre um acidente a bordo e você fique inválido por um período, a empresa pagará o seu tratamento e um salário simbólico, um pouco menor do que o seu salário abordo. Muitas vezes o tratamento é feito no porto mais próximo com estrutura necessária, saídas para médicos especialistas também são cobertos em terra firme. Segundo Djiulli Beumer do "Crew Life” tempo máximo de 4 meses.

Bem, espero que eu tenha tirado um pouco das dúvidas, obrigado em especial ao Rudolph e ao “Crew Life” por me ajudar neste post.

E uma dica bem pessoa, entre na posição em que você quer exercer, não desista ou mude sua opção, lá dentro é sim possível de mudar, mas ninguém te ajuda, e se você entra na posição certa, sua vida a bordo é muito mais gratificante, e talvez você possa tornar esta aventura em uma carreira de sucesso.

FUI!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu!