Este blog é dedicado aos meu amigos e a pessoas que tenham curiosidade de saber como é trabalhar em um cruzeiro.
Postarei aqui todas as minhas descobertas, desde a contratação, treinamentos, dificuldades e claro, diversão a bordo! Espero que curtam!


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mudanças, novo cargo, novo navio... Despedidas, choros e saudades... De Mariner (E.U.A.) para Legend (Japão)

(texto escrito há um tempinho atras que eu esqueci de publicar!)

Há 3 semanas atrás, um amigo meu comentou a respeito de uma vaga que a Royal havia aberto para Cruise Staff que falam mais de uma língua. A vaga era para International Activities Manager. É um tipo de Gerente de Atividades em outra língua diferente do inglês.

Para o cargo os requisitos eram: falar inglês e mais outra língua, ser Cruise Staff ou DJ, ter mais que um contrato completo, etc.

Eu me interessei pela vaga, porém esse era o meu primeiro contrato, mesmo assim enviei o meu currículo com uma carta de interesse pela vaga, 3 dias depois da data de entrega… (como sempre atrasado e com esperança)

Eles me responderam imediatamente que as vagas já haviam sido preenchidas e agradecendo pelo meu interesse. 

Fiquei muito feliz por ao menos eles terem respondido à minha solicitação e nem um pouco triste com o resultado, afinal, eu nem preenchia os requisitos que eles exigiam. Enfim, foi um tiro no escuro que houve uma pequena repercussão.

Continuei o meu trabalho normalmente e empolgado com o fim do meu contrato após o transatlântico para a Itália. Comecei a contatar meus amigos da Europa dizendo que eu iria perder o vôo de volta para o Brasil e passar duas semanas pelo continente. Avisei minha família, estava tudo programado.

Porém, semana passada, meu Activities Manager (AM) me ligou pedindo que eu me retirasse do ponto de vista dos passageiros porque ele havia uma conversa séria comigo, eu fui ao fundo do palco, já que eu estava no Teatro, e ele me disse:
- Amanhã você terá às 7 da manhã uma conferência entre Singapura e Miami, eles querem que você trabalhe como International Host num navio na Ásia. (International Host é o cara que fica atrás do Diretor de Cruzeiro traduzindo tudo o que ele fala e que comanda atividades em línguas estrangeiras)

Na hora pensei nas minhas férias na Europa bancada pela Royal Caribbean, e retruquei na hora:
- Como assim, semana que vem eu entro de férias, eles estão doidos?

Ele respondeu:
- Não sei o que eles querem, mas se você não quiser a vaga, finja que você não entende japonês.

Eu disse a ele que tudo bem e que falaria com ele mais tarde… Voltei meio que puto pro trabalho… He he he he, eu estava tão empolgado com minha viagem que nem pensei no que acabara de ser proposto, até havia me esquecido do currículo que eu havia mandado pra Miami… 

Enfim, no outro dia, às 7 da manhã, estava eu lá no escritório com meu AM em uma conferência com Miami e Singapura. 

O cara do escritório de Miami, me introduziu aos responsáveis pelas contratações na Ásia e eles começaram a falar num inglês com sotaque típico japonês, na primeira pergunta eu respondi em japonês, e eles me responderam surpresos: 
- O que? Pode ser em japonês?

Começamos a conversar e eles perguntaram o que eu fazia no Mariner of the Seas, navio em que eu me encontrava, eu respondi:
- Sou o tiozinho que fala no microfone!

Eles começaram a rir e a conversa ficou bem informal, perguntaram de minha família o que eu fazia antes de vir pro navio, se eu gostava do que eu havia fazendo e não economizaram elogios ao meu japonês. E por fim, minha idade, eles acharam que eu fosse um tiozinho mesmo, quando disse, eles disseram:
- vc é um menino! Que bom, gente jovem é sempre muito bem vinda!!!

Eles me disseram que a empresa Royal Caribbean só tem 2 Cruise Staff que falam japonês, eu e uma outra menina… (Nossa, tô importante!!!) E que a partir deste mês, por 7 semanas o Legend of the Seas iniciaria sua temporada no Japão.

Quando eles falaram a respeito dos passageiros japoneses que são muito "chatos" e " reclamões", eu disse a eles:
- Tenho em média 3000 passageiros texanos com uma média de idade de 60 anos toda semana, vocês acham que eu não vou dar conta do recado? Passageiro é passageiro em qualquer lugar e os Texanos só tinham fama, porque eu os amo!!! São os mais carinhosos que já tive! Será que não consigo o mesmo com os japoneses também?

Eles riram e concordaram.

Ao finalizar a conferência o escritório de Miami me agradeceu e me disse para começar a empacotar minhas coisas. FUDEU!!!

Há 2 dias atrás eu tinha minhas férias planejadas, agora, fiquei sabendo que em dois dias estarei no Japão por mais 2 meses de contrato. Em uma nova posição, nova tripulação, novo barco, novas funções. Comecei a ficar com um aperto no coração, afinal de contas, havia passado os últimos 6 meses com meus colegas/família/amigos/tripulantes, enfim, tudo junto e bagunçado, e agora tenho que me despedir deles e talvez nunca mais encontrá-los. Isso é FODA! 

Essa é a parte ruim do navio, você conhece pessoas maravilhosas que passam 24 horas por dia com você e um dia, de repente, você tem que se despedir e talvez nunca mais encontrá-lo novamente…

No dia em que eu fiquei sabendo que eu seria transferido, eu fui assistir à última apresentação do meu TWIN Paul.

Ele seria transferido no dia seguinte para um outro navio.
Nós éramos os únicos de rosto asiático no navio e por isso muito confundido. Pessoas me paravam após o show de patinagem no gelo e diziam: - Você estava sensacional no gelo!!! - e eu sempre me explicando, não, é o Paul, meu irmão... O mesmo acontecia com ele quando ele caminhava pelo navio...


Ao voltar da apresentação, eu cheguei para fazer o TRIVIA, jogo de perguntas e respostas, e claro, estava chocado com a última apresentação do meu quase irmão gêmeo e pela notícia que deixaria o navio naquele cruzeiro...
Cheguei, cumprimentei os passageiros e logo vieram as perguntas... - o que aconteceu? / Por que você está assim?...
Eu fui tentar explicar, não deu outra, eu e eles, todos juntos chorando durante uma atividade que eles deveriam estar sorrindo! Pareceu a minha despedida! 

*** Durante um cruzeiro, Existem passageiros que sempre voltam e viram amigos seus, outros que se identificaram bastante com você e vêm para suas atividades só para conversarem com você... Existe um laço de afetividade. 
Eu os trato como se eles fossem da minha família! Como eu gostaria que minha mãe, minha vó ou minha irmã fossem tratadas. E isso dá bem certo! 
A recompensa são essas imagens inesquecíveis em minha vida e quem sabe até na deles!!!

    
Isso é apenas inesquecível! Lembro de cada momento desse! Momentos que ficarão guardados na minha lembrança!

Bem chegou o dia da partida, festa de despedida, choros e mais choros, foi muito difícil me despedir dos meus amigos (família a bordo).
Essa é a minha turma! 
Mariner of the Seas 2011

Esquerda para a direita:

David, o mais velho da turma, estava em seu último contrato.

Steve (Activities Manager), o meu companheiro para todas as horas, me ensinou muita coisa e foi o cara responsável pela minha transferência ter dado certo.

Jimena, a mais nova da turma, porém uma das mais experientes na empresa, minha amiga e cupido latina! Com ela aprendi muito sobre o meu trabalho. Sempre me deu muitas dicas.

Katie, não tenho palavras para descrever essa menina, ela foi a pessoa que eu mais chorei ao me despedir ela era minha irmã, contávamos piada juntos, ela era meu "talking schedule" hehehehe eu não sabia o meu horário e quando eu me perdia, sempre ligava para ela.
Até hoje, como nós dois estamos de férias no momento converso com ela quase que diariamente. Eu a amo!!!

Lee, noivo de Katie, o cara era o mais doido da turma, meu outro irmão. Ele me ensinou as melhores palavras em inglês! Apesar de a Katie sempre ter tido a maior paciência de falar devagar quando eu não entendia as coisas. Ele era o meu companheiro também de perna de pau (Stilts)!
_______________________

Alguns amigos também desembarcaram junto comigo e fomos direto ao aeroporto, meu destino era Hokkaido - Japão.

Detalhe que eu estava saindo de um cruzeiro do Caribe para outro na Ásia, e pra quem não conhece Hokkaido, é o lugar mais frio do Japão. 

Minhas roupas eram todas para o calor do Caribe...
Ao chegar no Japão, a organização japonesa me surpreendeu, tinha pessoa me esperando em cada ponto do aeroporto, me direcionando para o navio!

Cheguei no Legend of the Seas, um navio visivelmente pequeno e um pouquinho mais "idoso" que o Mariner.
No início fiquei bem pensativo e observando tudo, eles não esperavam que eu chegasse direto do aeroporto para o navio, estavam me aguardando para o dia seguinte...

Após passar pela segurança, conheci meu novo Act. Manager (Sunny, um indiano) e fui à sala de Recursos Humanos do navio, recebi minha chave e fui direto para a minha nova cabine.

A cabine estava completamente organizada e limpa! Me assustei, porque eu sou uma pessoa um tanto perdida para viver nessas cabines pequenas... Porém um pouco maior que a cabine do Mariner... Minha cabine era a 4221 e meu companheiro de quarto era o Simone, um dançarino italiano!

Ele não estava lá, como era de costume, sempre estava ensaiando ou na cabine dos seus colegas de trabalho. 
O Simone é um cara muito educado com quem eu me dei muito bem...

Depois de deixar minhas coisas fui conhecendo um a um dos meus próximos companheiros... 

que serão personagens da minha próxima postagem. O que posso dizer pra vocês a respeito da minha nova casa, é que foi tão bom quanto. Diria SENSACIONAL e muito diferente do que eu havia visto no navio anterior.

Nos navios pequenos as pessoas (toda a tripulação) são mais próximos, e 90% da tripulação era asiática. Se no outro navio eu era um dos únicos, aqui eu sou apenas mais um... hehehehe

Mas deixa que isso eu conto na próxima...

Fui!


3 comentários:

  1. Legal cara sua trajetória!
    Eu me chamo Raphael e sou de Santos. Trabalhei durante 4 meses (só) como Shop Seller na MSC.
    Trabalhei pra caralho, me fudi bastante mas amei tudo isso.
    Eu acho que se quisesse seguir no trabalho a bordo me daria bem... conseguiria subir em novas funções - como voce mesmo esta fazendo- mas escolhi a terra e minha namorada (que eu amo muito e fica dificil viver numa cabine quando seu verdadeiro amor esta a kilometros de voce, sabe como é.
    Tenha certeza que essa posição que voce quer- você vai conseguir. Seja nessa companhia ou em outra.
    Voce eh um cara gente boa e me identifiquei com voce porque eu hajo da mesma forma q voce.
    Cheguei a trabalhar 16 horas por dia e sorria com os passageiros, brincava, vendia horrores...
    Não pensando só no dinheiro - porque nessas horas voce nao consegue pensar nele mesmo - nem fazia porque queria aparecer e ser reconhecido..;
    Fazia porque eu era assim -eu sou assim.
    A maioria odiava isso, tinha inveja essa era a verdade.
    Nao se importe. Energia boa não atrai negativa...mas a positiva - é diferente da Física que diz que os opostos se atraem... na realidade da emoção humana é o contrário.
    Aprenda outros idiomas pela net ou com livros em audio... e voce vai ver..
    Toda experiencia e visao de mundo que tem adicionado as linguas...
    Voce vai ficar acima do que queria conseguir com certeza.
    Voce merece.
    Só quem sofreu e sabe ver de forma distanciada a realidade das coisas: que é voce sozinho no mundo, sabem dar valor ao que realmente é importante: viver intensamente, tornar-se o que se é!
    Leia tudo que puder. Viva tudo o que puder...
    Voce vai escrever um livro e vai me mandar um exemplar ouviu...
    Seu blog é demais. Voce é super!
    Prazer em conhecê-lo!

    Raphael
    superafa01@hotmail.com

    Sou de Santos/SP se um dia estiver por ai...
    De um sinal gosto de conversar com pessoas que vao alem de mim... Quero sempre aprender mais!

    Forte abraço! Sei que a luta diaria, de cada hora, minuto, segundo é cansativa e complicada...

    Mas voce tem o que a maioria, a maioria mesmo não tem:
    Coragem e amor.

    Sucesso! Força! Luta! Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Rafael, muito obrigado!
      Acabei de ler o seu comentário!!!
      Agradeço pelo feed back, e pode deixar que vou me esforçar para escrever bastante aqui, e claro fazer muitos vídeos, que é o meu forte!

      Isso que dá colocar um jornalista para ser Cruise Staff, matéria pra tudo quanto é lado!

      Abraços!
      JAPA

      Mais uma vez, muito obrigado!!!

      Excluir
  2. Mui Dez seu blog. Leio td. Já viu o canal deste cara? Ele é fera tbm, vcs viam conhecer:
    www.youtube.com/c/canaldomarco

    ResponderExcluir

Valeu!